A liberação do alvará sanitário permanente do Hospital São João Evangelista deverá ocorrer até esta terça-feira, 21. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira, 20, pelo coordenador Regional de Saúde, Júlio Lopes. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho, ele esclareceu que na reunião da última sexta-feira em Sobradinho, com a presença de uma equipe técnica da 8ª CRS e o prefeito Maninho Trevisan, os gestores do hospital receberam uma notificação e firmaram um termo de compromisso com o objetivo de resolver uma série de pendências ainda existentes. Isso inclui desde equipamentos até equipe de profissionais.
O prazo assumido pelo hospital é de 15 dias, mas Júlio Lopes acredita que já seja possível liberar o alvará permanente nesta terça-feira, 21. Hoje, o hospital funciona com alvará precário, o que permite o atendimento de forma emergencial, apenas para procedimentos simples. Já a liberação do bloco cirúrgico ainda deverá levar mais tempo, uma vez que exige várias providências, como adequação de equipamentos e equipe de profissionais. Júlio Lopes acredita que os 149 mil reais liberados na semana passada seja o suficiente para as principais necessidades do bloco.
Todos estes assuntos serão discutidos em nova reunião nesta terça-feira, 21, às 15 horas, em Porto Alegre, com a presença da secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, os prefeitos e secretários da saúde de Sobradinho e Segredo e o coordenador Regional de Saúde.
O coordenador da 8ª CRS também adiantou que está nos planos a retomada da realização de partos no Hospital São João Evangelista, o que ainda depende de várias condições, como equipe adequada de pessoal. Uma das possibilidades para o futuro é habilitar o hospital de Sobradinho no Programa Avançar Saúde, do Governo do Estado, o que poderá destinar cerca de 700 mil reais para a instituição.