Pesquisar
Close this search box.

Criança nasce dentro de ambulância em frente ao Hospital de Arroio do Tigre

A direção do hospital Santa Rosa de Lima se manifestou através de seu assessor jurídico, o advogado Altemar Rech

Foto: Divulgação – Familiares

Uma criança nasceu dentro de uma ambulância em frente ao Hospital Santa Rosa de Lima, na madrugada desta sexta-feira, 28. O fato inusitado foi relatado em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM na manhã desta sexta, pela secretária da Saúde de Segredo, Vanusa Fernandes. Segundo ela, a gestante – moradora de Segredo – estava internada no Hospital São João Evangelista de Sobradinho, e entrou em trabalho de parto. Vanusa disse que, por volta das 3 horas da madrugada, a médica de plantão da Casa de Saúde, entrou em contato com ela, afirmando que pela falta de um médico obstetra no Hospital de Sobradinho, a gestante teria de ser transferida.

A secretária então, entrou em contato com o Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, uma vez que não haveria tempo suficiente para transferi-la até o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul. Vanusa Fernandes salientou que propôs fazer o pagamento pelo serviço, caso fosse necessário, e a servidora do Hospital de Arroio do Tigre teria aceitado receber a paciente. Mais tarde, a mesma servidora teria retornado a ligação voltado atrás, porém a ambulância já está em deslocamento e quando chegou ao local, as portas do Hospital não teriam sido abertas. Além disso, uma servidora teria feito sinal negativo com as mãos para o atendimento.

Desta forma, a gestante, já em trabalho de parto, acabou dando à luz a um menino dentro da ambulância. O parto foi feito pela médica e duas enfermeiras do Hospital São João Evangelista que acompanharam o deslocamento na ambulância. Após o parto, a mãe e o bebê foram encaminhados para o Hospital de Sobradinho, e passam bem. Já a direção do hospital Santa Rosa de Lima se manifestou através de seu assessor jurídico, o advogado Altemar Rech. Ele disse que o presidente da instituição, Ernani Zimmer, se reuniu com os médicos da instituição para analisar o caso.

Também falando ao programa Enfoque, Altemar declarou que o hospital não tem convênio para plantão obstétrico com o município de Segredo e que a responsabilidade de o parto ter ocorrido na ambulância foi da secretária de Saúde de Segredo por ter retirado a paciente do hospital de Sobradinho. Sobre o serviço de regionalização dos partos disse que isso ainda está sendo avaliado pelo hospital de Arroio do Tigre e que o contrato ainda não foi assinado com o Estado. Para ele, a paciente deveria ter sido levada para Cachoeira do Sul que ainda é referência para região.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade