Pesquisar
Close this search box.

Cristo Acolhedor de Sobradinho começa a tomar forma e MP arquiva denúncia contra obra

Sobre as críticas feitas por alguns vereadores e parte da comunidade, o prefeito Mayerhofer avalia que isso reflete falta de visão sobre o futuro

Foto: Fabricio Ceolin

Começou na manhã desta quarta-feira, 10, uma das etapas mais importantes na construção do Cristo Acolhedor: a montagem das peças que compõem o corpo da imagem. O serviço começou por volta das 09 horas e 30 minutos com o uso de um guindaste. Ao longo de todo o dia está previsto o içamento dos braços, da cabeça e do tronco da estátua. Estas peças serão instaladas sobre a estrutura de concreto já erguida. Com isso, a imagem começa a tomar forma e poderá ser vista do centro da cidade. Depois desta etapa, começa o serviço de acabamento da obra.

Construção da estrutura está na fase final/Foto: Fabrício Ceolin

A previsão da prefeitura, responsável pelo projeto, é concluir a construção do Cristo Acolhedor no mês de julho. Acompanharam os trabalhos, em Granja do Silêncio, o prefeito Armando Mayerhofer, o empresário Tuki Siman – que dou a área para a construção -, o construtor responsável, Artur Lopes, e o escultor da imagem, Markus Moura. Mayerhofer, em entrevista ao programa Enfoque, disse que o Cristo vai alavancar o turismo no município e na região. Sobre as críticas feitas por alguns vereadores e parte da comunidade, ele avalia que isso reflete falta de visão sobre o futuro e declarou: deixem o Cristo nascer, ele ainda nem bem nasceu e já querem crucifica-lo. Para ele, muitos que agora criticam a iniciativa, no futuro estarão lá pedindo bênçãos.

Já o empresário Tuki Siman anunciou que já contratou um arquiteto que vai elaborar um projeto para a construção de um futuro restaurante panorâmico no local. Ele explicou que já há pessoas interessadas em fazer este tipo de investimento no local, mas que é necessário aguardar a definição do projeto para que haja uma padronização da arquitetura do local. Já o Ministério Público, arquivou no final da manhã desta quarta-feira, 10, a representação feita pelo vereador Janderson Nunes – Berê – PP, que questionava a legalidade da construção da estátua do Cristo Acolhedor de Sobradinho. O parlamentar sustentava a ilegalidade da construção, tendo em síntese a falta de razoabilidade do investimento, questões de ordem social pertencentes ao Município, afirmava o beneficiamento do empreendedor Roberto Siman – Tuki que doou o terreno onde ocorre a obra, além da possível violação do Estado Laico.

De acordo com o promotor substituto que analisou a ação, a representação do noticiante não procede. Rogério Fava Santos afirma no processo, que a partir de uma análise jurídica e objetiva, não há como afirmar a absoluta ausência de interesse público na edificação da imagem, sendo que o prefeito Armando Mayerhofer sustenta benefício à economia local e ao turismo regional, que deverão gerar arrecadação tributária. Lembra ainda que a área agora passou a ser pública, doada ao Município de Sobradinho e que isso teve o crivo do Poder Legislativo, destacando que os representantes do povo democraticamente eleitos, chancelaram a iniciativa. O Ministério Público afirma ainda, que não existe óbice para que o Poder Público aplique recursos na edificação de imagens sacras, desde que eventual proveito daí decorrente, não reverta em benefício de qualquer organização religiosa em específico. Assim, o promotor Rogério Fava Santos, determinou o arquivamento da denúncia.

O vereador Berê Nunes vai ser notificado para fins de interposição de recuso se assim desejar, no prazo de 10 dias. Falando a reportagem da Rádio Sobradinho e Jacuí, o prefeito Armando Mayerhofer afirmou que não tinha dúvidas dessa decisão, pois sempre prezou pela legalidade do projeto.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade