Pesquisar
Close this search box.

Daer garante concluir pavimentação de acessos municipais do Rio Grande do Sul até 2026

Segundo o Daer, dez obras estão em fase de serem iniciadas, pois estão em fase de contratação das empresas que executarão os serviços, em licitação, em fase de reequilíbrio contratual ou atualização de projeto.
Foto: Divulgação/Daer

Um levantamento feito pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a pedido da coluna, aponta a situação de cada um dos acessos municipais que ainda precisam ser pavimentados no Rio Grande do Sul. Todas as obras em andamento, ou por começar, deverão ser finalizadas até dezembro de 2026. Essa promessa foi feita há quatro anos. Das 39 cidades que ainda têm estradas de chão batido, 18 estão sendo pavimentados. Segundo previsão da autarquia, 12 obras serão concluídas até o fim do ano que vem. Os acesso asfálticos nos seis municípios restantes serão finalizados até dezembro de 2026. 

Segundo o Daer, dez obras estão em fase de serem iniciadas, pois estão em fase de contratação das empresas que executarão os serviços, em licitação, em fase de reequilíbrio contratual ou atualização de projeto. Outras 11 cidades vão demorar um pouco mais para ver a pavimentação ser iniciada. Elas aguardam recurso orçamentário, estão em fase de atualização de projeto ou transferência de contrato. De acordo com o departamento, todas essas obras serão licitadas nos primeiros seis meses de 2025. A relação de cidades com acessos de chão batido era maior.

Em 1994, por exemplo, o Rio Grande do Sul tinha 153 municípios sem asfalto. Desde 2019, foi possível concluir a pavimentação em 23 rodovias estaduais. Segundo o Daer, os seis quilômetros da 400 AM 9010, entre Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, receberam asfalto, e os trabalhos foram concluídos este ano. Outra obra em andamento na região Centro Serra é a ERS-347, entre Segredo e Lagoão, com término previsto para 2026. A partir da próxima segunda-feira (11), o Daer começará a fazer uma atualização no seu site sobre o andamento das obras. A cada semana, uma das 39 pavimentações restantes será detalhada. A série se chamará Acessando o Rio Grande.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade