O deputado Adolfo Brito, presidente do Parlamento Gaúcho, vai assumir como governador em exercício do Rio Grande do Sul nos dias 14 e 15 de janeiro. Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho nesta quinta-feira (09), ele destacou que o feito representa muita responsabilidade e que irá conduzir o Estado com os pés no chão. Brito disse que segue conversando com o governo para saber o que é possível fazer, a fim de evitar promessas que não possam ser cumpridas. O fato é inédito para a região. Adolfo Brito é sobradinhense e ocupará o mais alto cargo político do Estado. A transmissão do cargo ocorre na terça-feira (14), durante café da manhã com o governador em exercício Gabriel de Souza.
O ato contará com a presença dos deputados da bancada do Progressistas, no Palácio Piratini. Brito revelou que no primeiro dia como governador vai despachar da Capital, recebendo autoridades como prefeitos, vereadores, representantes de entidades e amigos. Já na quarta-feira (15), ocorre a interiorização do governo, com compromissos em Sobradinho e Candelária. Brito pousará de helicóptero em Sobradinho às 10h, acompanhado de secretários estaduais para uma série de deliberações. Os atos vão ocorrer na prefeitura e na Câmara de Vereadores. Já estão confirmados, segundo o deputado, os titulares das secretarias da Saúde (Arita Bergmann); de Parcerias e Concessões (Pedro Capeluppi); o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli. Ainda deve ser confirmado o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; ou o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva.
Na ocasião, Brito deverá anunciar a recuperação total da ERS-400, que ainda está sendo pleiteada. A obra seguirá de onde parou, em Candelária, e seguirá até Sobradinho, com a recuperação total do pavimento, além de roçadas das margens e novas sinalizações horizontais e verticais. Conforme Brito, também devem ser tratados outros assuntos, como a construção de PCHs em Arroio do Tigre, Estrela Velha e Lagoão. Também devem ser anunciados recursos para a saúde. Além disso, Brito espera receber lideranças regionais para tratar de diversos assuntos, a fim de tentar destravar os processos burocráticos. À tarde, os compromissos se concentram em Candelária, a fim de ouvir lideranças desta região. Brito informou que será confirmada a liberação de recursos ao Hospital de Candelária, na ordem de R$ 400 mil, para aquisição de um mamógrafo.