Pesquisar
Close this search box.

Dia do Produtor de Tabaco é comemorado nesta segunda-feira

A data foi definida na assembleia da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), em outubro de 2012, e tem relação com a história do tabaco.
Foto: Divulgação

O Dia do Produtor de Tabaco está sendo comemorado nesta segunda-feira, dia 28 de outubro. A data foi definida na assembleia da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), em outubro de 2012, e tem relação com a história do tabaco. Foi nesse dia que, em 1492, tripulantes da esquadra de Cristóvão Colombo chegaram à ilha que viria a ser Cuba e encontraram nativos em um ritual em que a fumaça das folhas queimadas era inalada através de um tubo.

No Brasil, a data foi instalada oficialmente pelas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, no ano de 2013). Atualmente, é celebrada por mais de 130 mil famílias produtoras de tabaco nos três Estados. Segundo Valmor Thesing, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), a integração existente entre produtores e indústrias é uma história centenária, contada por várias gerações de famílias produtoras, e faz com que o tabaco brasileiro esteja entre os mais requisitados por clientes de todo o mundo.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e, desde 1993, o maior exportador global, graças à integração entre produtores e indústrias, que garante uma produção de alta qualidade e sustentável. 

O Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), que é um dos pilares do agronegócio do tabaco, é um modelo de sucesso que fortalece toda a cadeia produtiva — do campo ao cliente final. O sistema promove o desenvolvimento sustentável, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Mesmo diante de críticas ao produto final, os produtores continuam escolhendo o tabaco como sua principal cultura.

Segundo estudo do Centro de Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2023, os produtores de tabaco têm renda 140% maior que a média nacional. Em 2023, o Brasil exportou 512 mil toneladas de tabaco, gerando uma receita de US$ 2,729 bilhões. A participação do tabaco nas exportações foi de 0,80% no Brasil, 4,51% na Região Sul e, no Rio Grande do Sul, estado que é o maior produtor, chegou a 11,19%.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade