Foto: Henrique Lindner
O diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, Altemar Rech, fez um balanço de seu período no cargo, em entrevista ao programa Enfoque nesta terça-feira, 31. Rech deixará a função com a posse do novo presidente da entidade, Armando Mayerhofer, que assume no lugar de seu colega Marciano Ravanello, prefeito de Arroio do Tigre, em assembleia geral no final da tarde desta terça.
Por se tratar de um cargo de confiança, Mayerhofer já escolheu um novo diretor executivo, o ex-secretário de Administração de Sobradinho, Felipe Secreti. Entre outros dados apresentados hoje, Altemar revelou que houve aumento de 207% na oferta de serviços via consórcio para a população da região no período de dois anos. O valor investido em compra de serviços subiu de 4 milhões e 800 mil em 2020 para 14 milhões e 800 mil no final de 2022. A despesa maior é com compra de consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias.
Apesar do aumento no oferecimento de serviços, as despesas administrativas diminuíram. Em 2020 estavam em 1 milhão e 65 mil reais ao ano, e fecharam 2022 em 906 mil reais, mesmo com os reajustes de contratos e folha de pagamento. Segundo Altemar Rech, isso se deve a um rígido controle de gastos.
O diretor do consórcio lembrou que embora sejam necessários os investimentos das prefeituras na compra de serviços de saúde, isso demonstra que o Estado não cumpre integralmente com suas obrigações, exigindo que os municípios aumentem seus gastos com atendimentos de média e alta complexidade. Além dos municípios do Centro Serra, integram o consórcio os municípios de Cachoeira e Caçapava do Sul. Na entrevista de hoje, Altemar Rech não quis adiantar se voltará ou não a assumir uma secretaria municipal na prefeitura de Arroio do Tigre.