O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) monitora a ponte sobre o banhado Castagnino, na BR-153 em Cachoeira do Sul, região que foi castigada pela cheia do Rio Jacuí. A base da travessia devido à força da água pode estar com parte de sua base comprometida, já que há sinais de danos em alguns pilares. Esta situação só foi possível de ser verifica com o recuo da inundação do Jacuí no município nesta semana.
O superintendente estadual do Dnit, Hiratan Pinheiro, tão logo foi informado da situação, revelou que a estrutura está sob avaliação. Questionado se há risco de interdição da BR-153 e se será feita alguma intervenção no local, o superintendente respondeu que “ainda não corre risco, e que está sendo feita uma análise do serviço a ser feito”.
A notícia de danos na estrutura da ponte causa preocupação não só a Cachoeira do Sul, mas também a toda a Região Central. Desde a semana passada, quando foi liberada a passagem na BR-153 pela Ponte do Fandango, no sistema Pare e Siga, a cidade passou a ser referência e se transformou em um corredor de tráfego de veículos leves e pesados, tendo em vista bloqueios na RSC-287.
Fonte: Jornal O Correio