Foto: Divulgação
Dois dos três cavalos apreendidos pelo setor de Fiscalização Sanitária da Prefeitura de Sobradinho, foram furtados durante a noite de terça, 15, madrugada desta quarta-feira, 16, de um campo no Bairro Rio Branco. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, os proprietários dos animais deveriam comparecer no setor de tributos, pagando os custos da apreensão e posteriormente fazer a retirada dos animais, ou eles seriam levados a leilão. Apenas o proprietário de um deles apresentou a documentação e pagou as taxas municipais, recebendo de volta seu cavalo e assumindo o compromisso de deixa-lo em local adequado.
Os outros dois, sumiram do espaço destinado ao recolhimento de animais apreendidos, que foi locado pela prefeitura. Cavalos, bois e vacas soltos nas ruas de Sobradinho, se tornaram comuns, sendo avistados mais frequentemente nos Bairros Maieron, Vera Cruz e Rio Branco, causando estragos em terrenos, pátios e lavouras, além de colocar em risco motoristas e pedestres.
Em várias oportunidades, autoridades se manifestaram sobre o assunto, porém até essa apreensão, nada havia sido feito efetivamente. Segundo a Administração Municipal de Sobradinho, a partir de agora as apreensões de animais soltos se tornarão frequentes, sempre que forem necessárias. A prefeitura publica um edital informando sobre a apreensão, dando prazo de três dias aos proprietários dos animais para que possam retirá-los junto a Prefeitura, mediante pagamento das despesas oriundas do recolhimento. Caso, nesse prazo, os proprietários não se manifestem, os animais são levados a Leilão pelo Município. O caso do furto dos animais, deverá ser registrado na Delegacia de Polícia.