Uma equipe de topografia da cidade de Erechim esteve em Sobradinho para fazer o levantamento necessário para a construção das novas pontes da cidade. O engenheiro da prefeitura, Dieisson Bridi, informou que a equipe fez a medição detalhada do Arroio Carijinho, essencial para o desenvolvimento do projeto, e definição das dimensões das quatro novas pontes que serão construídas nos Bairros Vera Cruz, Rio Branco, União e Baixada.
Bridi também revelou que a equipe de engenharia municipal elaborou um croqui preliminar do projeto estrutural, que embasa o desenvolvimento das plantas oficiais. A empresa contratada estima que levará aproximadamente três semanas para apresentar os projetos finais, e após, está prevista a licitação da obra. O processo para o início dos trabalhos de construção deve se estender por cerca de dois meses, e provavelmente a nova ponte do Bairro Vera Cruz, deverá será a primeira a ser construída. Dieisson Bridi, destacou que a antiga Ponte do Gaúcho, na Avenida Euclides Bento Pereira, será substituída por uma estrutura com três pistas.
As novas pontes terão um aumento mínimo de 50 centímetros na altura, sem pilares centrais, mais largas e com um acréscimo no comprimento, especialmente a ponte no Bairro Vera Cruz, devido ao aumento significativo do leito do Arroio Carijinho. Essas medidas visam garantir maior segurança e capacidade para o trânsito e os pedestres, com estruturas modernas que contarão com acessibilidade para pessoas com deficiência, conforme explicou o engenheiro da prefeitura de Sobradinho.