A Escola Padre Benjamim Copetti de Sobradinho está entre as 90 escolas gaúchas que terão Ensino Médio em tempo integral a partir de 2025. Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, o diretor da escola, Alécio Fabiano Marion e a vice-diretora Rose Mari Heringer, explicaram que a nova modalidade é uma Lei Estadual e deverá ser cumprida. Dentre os objetivos estão a diminuição da evasão escolar; maior tempo de estudos; maior segurança alimentar para os alunos; disciplinas eletivas; iniciação científica; estudos orientados; práticas experimentais; mentoria; melhor desempenho e retorno futuro.
O estado passará a contar com 296 escolas nesta modalidade a partir do próximo ano. Eles explicaram que a modalidade em tempo integral vai começar com o primeiro ano do Ensino Médio e muitos desses alunos são oriundos de escolas municipais. Por isso, os pais devem ficar atentos aos prazos estabelecidos para as inscrições de novos alunos, que vai até o dia 1º de dezembro. Já a entrega de documentação exigida e efetivação da matrícula será de 6 a 17 de janeiro.
Outra novidade para 2025 é a exigência de uniforme. O estado disponibilizará até 10 peças para cada aluno. No entanto, é preciso estar matriculado na rede estadual para garantir as roupas, que incluem calças, camisetas, jaquetas e moletons. Os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da escola ou ligar para o telefone 51 3742 1113 para mais informações e para informar o tamanho dos uniformes. Os diretores destacaram que as peças serão obrigatórias para ingressar na escola a partir do próximo ano.