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Estado diz que responsabilidade por manter sistema de monitoramento é da prefeitura de Sobradinho

O sistema, que recebeu um investimento público do governo estadual de mais de 300 mil reais, está desativado

Foto: Fabrício Ceolin

A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM solicitou recentemente informações ao Governo do Estado sobre o funcionamento das câmeras de segurança instaladas em Sobradinho. O sistema, que recebeu um investimento público do governo estadual de mais de 300 mil reais, está desativado. A Brigada Militar tem toda uma estrutura com monitores, central de controle e isso não estaria mais em funcionamento.

Entre os pontos questionados pela reportagem estão às várias solicitações já feitas ao Governo do Estado, para reinstalação de uma câmera, danificada após um acidente de trânsito no centro da cidade; quem é o responsável por manter o sistema? Existe alguma previsão de retorno do serviço? Na resposta aos questionamentos, o departamento de notícias das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM recebeu a informação de que não foi identificado convênio entre a Brigada Militar e o Município de Sobradinho versando sobre videomonitoramento ou cercamento eletrônico. No entanto, nesse sentido, há um termo de cooperação assinado entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Sobradinho.

Já o sistema de videomonitoramento instalado na sede da 5ª Companhia do 23º BPM em Sobradinho, foi implementado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, com a instalação de seis câmeras de videomonitoramento nas principais vias de acesso e no centro da cidade. Sobre a câmera danificada no centro da cidade, a assessoria do governo estadual lembra que houve um acidente na madrugada de 13 de janeiro de 2021, quando uma caminhonete Silverado atingiu o poste de sustentação e danificou a câmera e outros equipamentos do sistema de videomonitoramento da empresa DGT – Tecnologia em Segurança. Foi feito contato com o plantão da empresa, que enviou um técnico de campo para fazer a avaliação dos danos. Na oportunidade, foram recolhidos os aparelhos danificados.

Na tarde do dia 13 de janeiro de 2021, o condutor do veículo compareceu na Brigada Militar de Sobradinho e assumiu a responsabilidade pelo acidente. Contudo, a cobrança pelos danos ao patrimônio público e demais custeios para o restabelecimento para o funcionamento do bem danificado não são de atribuição da Brigada Militar. A assessoria de imprensa do governo estadual informou ainda que compete ao município de Sobradinho a responsabilidade de manter o sistema de videomonitoramento, conforme o disposto no Termo de Cooperação firmado em 2020, pelo prazo de 60 meses. Nesse sentido, segundo a resposta recebida pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM os questionamentos quanto ao retorno do funcionamento devem ser dirigidos à Prefeitura de Sobradinho.

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