Pesquisar
Close this search box.

Estado mantém alerta para todas regiões pela terceira semana seguida

Na última semana, estiveram internadas em média, a cada sete dias, 64 crianças em leitos clínicos e 21 em UTIs em todo o Estado

Pela terceira semana seguida, o Gabinete de Crise decidiu manter os Alertas a todas as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. O Estado permanece no mais elevado nível de contaminação desde o início da pandemia, embora tenha apresentado tendência de estabilidade na última semana. Chamou atenção da equipe técnica do Grupo de Trabalho (GT) Saúde o fato de que as internações pediátricas se encontram no maior nível observado em todo o período da pandemia. Na última semana, estiveram internadas em média, a cada sete dias, 64 crianças em leitos clínicos e 21 em UTIs em todo o Estado. Até o momento, o pico havia sido em abril de 2021, com no máximo 25 internados em leitos clínicos e 15 em UTIs na média da semana. Esse número maior de casos está diretamente relacionado ao menor avanço da vacinação nessas faixas etárias, o que evidencia como fundamental a necessidade de aumentar o ritmo de imunização de crianças. Nesta semana, a média móvel de casos confirmados apresentou um aumento de 18%, mantendo-se em cerca de 17 mil casos por dia desde 23 de janeiro.

Com isso, a incidência semanal permanece próxima a mil casos por 100 mil habitantes. Isso significa que 1% da população gaúcha foi contaminada pelo coronavírus nesta semana. O número de internados, entre suspeitos e confirmados para Covid-19, reduziu 133 – uma diminuição de 149 em leitos clínicos e um aumento de 16 em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTIs do Estado está em 63,2%. Nesta semana, foram registrados mais 347 óbitos, uma média de 49,6 óbitos por dia, o que corresponde a uma elevação semanal de 37,2%. A média móvel dos últimos sete dias de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, é de 1.641. Isso representa uma estabilidade quando comparado à semana passada. A média móvel dos últimos sete dias de pacientes internados em UTIs, entre suspeitos e confirmados, é de 681, ou seja, 11,8% superior à semana passada.

Quanto à vacinação, 82% da população residente do Rio Grande do Sul tomou pelo menos uma dose. O esquema vacinal completo (duas doses ou apenas uma, no caso da Janssen) já foi feito por 73,3% da população. A dose de reforço, porém, foi feita por apenas 26,3%. Quando uma região Covid recebe um aviso, é preciso redobrar a atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas. Nesse sentido, os prefeitos da região 27 decidiram manter os mesmos protocolos de prevenção que estão vigor. No entanto, os prefeitos da AMCSERRA chamam a atenção da comunidade e reforçam a necessidade da adoção, com rigor, de todas as medidas preconizadas de prevenção, evitando assim novamente o descontrole da situação da pandemia, e também para que não tenhamos reflexos negativos no Cenário Regional.

Os prefeitos reiteram a importância da vacinação, e voltam a ressaltar a necessidade da população completar o esquema vacinal. Além disso, orientam que em caso de suspeita da doença, as pessoas devem procurar os postos de saúde para testagem, e caso, haja a confirmação da doença, é necessário manter o isolamento. Fazem parte da região 27 os municípios de Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade