Foto: Henrique Lindner
O ex-secretário da Saúde de Sobradinho, Idelfonso Barbosa, falou nesta quarta-feira, 05, sobre os motivos que o levaram a pedir demissão. Em entrevista ao programa Enfoque, ele fez uma longa explanação sobre sua atuação na pasta e as dificuldades enfrentadas. Ele negou que tenha feito gastos em excesso e garantiu que o percentual investido no setor nos últimos 16 meses é de 20,17%. Segundo ele, essa média se mantém desde a última gestão do ex-prefeito Lademiro Dors, do qual foi secretário de Saúde.
O fato de estar sem filiação partidária, segundo Barbosa, pode ter influenciado para o desgaste de sua relação com a administração municipal. Disse também que havia uma força estranha que o empurrava para fora da Secretaria. Um dos principais motivos, no entanto, teria sido uma situação em que o prefeito, Armando Mayerhofer, foi até a sua residência.
Barbosa relatou que em certa ocasião comunicou seus colegas de pasta que não iria trabalhar pela manhã, após passar a madrugada atendendo emergências e com problemas gastrointestinais. Naquela manhã, ficou em casa e desligou o telefone e acabou sendo acordado com o prefeito dentro de sua casa, questionando por que não atendia suas ligações. Para Barbosa, bastava o prefeito telefonar para a secretaria para lhe localizar. O ex-secretário garantiu que, apesar do desgaste do cargo, não está doente. Idelfonso Barbosa pediu demissão em 6 de setembro. Em seu lugar assumiu Vanoir Koehler. O prefeito Armando Mayerhofer deve se manifestar sobre o assunto no programa Enfoque desta quinta-feira ,06.