Foto: Divulgação
Uma visita à horta do Presídio Estadual de Sobradinho, foi feita pelo Prefeito Armando Mayerhofer, a Secretária da Assistência Social Juliana Marion, a Diretora da APAE Sahra Mainardi, e os Extensionistas da Emater- Maiquiele Roso e Evandro Cremonese. O grupo fez a entrega de sementes diversas para cultivo e posterior doação às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela APAE, fazendo parte do Projeto Horta Solidária – Uma ação de amor ao próximo.
O projeto existe desde maio de 2022 e foi idealizado pela Emater e pela Administração do Presídio Estadual de Sobradinho, a partir da implantação de composteiras e um minhocário na Casa Prisional, como forma de aproveitar os, aproximadamente, 25 quilos de matéria orgânica produzidos, diariamente. O húmus é utilizado nos canteiros da horta, melhorando significativamente a qualidade do solo e possibilitando ampliar e diversificar a produção de hortaliças, que são doadas uma vez por semana para, aproximadamente, vinte famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela APAE, totalizando a média de oitenta famílias por mês.
De acordo com Maiquiele Roso, Extensionista da Emater, trata-se de um projeto sustentável, contemplando três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental. O prefeito Armando Mayerhofer destaca a importância da ação, que segundo ele proporciona o bem a diversos setores, tanto na Casa Prisional, quanto e, principalmente, no fornecimento de alimentação saudável, a diversas famílias.