A 23ª Expoagro Afubra abre nesta terça-feira (25), em Rincão Del Rey/Rio Pardo. Entre os destaques da programação do primeiro dia do evento estão o 2º Seminário de Energias Renováveis com ênfase em tecnologias emergentes e o 5º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar. No ano passado a feira agropecuária recebeu 154 mil visitantes e movimentou R$ 310 milhões em negócios, entre os 517 expositores do agronegócio na localidade de Rincão Del Rey.
O 2º Seminário de Energias Renováveis será realizado na Arena Energia Verde da feira agropecuária, a partir das 13h. Conforme divulgado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), organizadora da feira agropecuária, nesta instalação será oferecida aos visitantes uma programação diária especial com palestras e painéis interativos e exposição de produtos, entre outras atividades. As atividades estarão centralizadas em espaço de 300 metros quadrados.
Também à tarde, a partir das 14h, no auditório central, o 5º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar vai abordar os impactos das mudanças climáticas na região do Vale do Rio Pardo. Fertilidade, produtividade e sustentabilidade estarão na pauta. A programação da Expoagro Afubra se estende até sexta-feira, dia 28, e inclui os espaços permanentes Bosque Verde é Vida, Inovação do Agro, Bioenergia e Gerenciamento de Resíduos, além das instalações da Emater/RS-Ascar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A entrada é gratuita.