Pesquisar
Close this search box.

Famurs vai promover reunião para tratar sobre os efeitos da estiagem

Temas como zoneamento agrícola, dívidas da agricultura, liberação de recursos, linhas de créditos e detalhes do Avançar na Agricultura serão debatidos

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, convocou os 497 prefeitos do Rio Grande do Sul para a construção de um debate que visa buscar soluções rápidas para os municípios atingidos pela estiagem. A reunião será na próxima segunda-feira (10), no auditório da Famurs em Porto Alegre, a partir das 9 horas. A orientação da entidade é que os presidentes das Associações Regionais e as entidades participem de forma presencial e os prefeitos de forma virtual. Temas como zoneamento agrícola, dívidas da agricultura, liberação de recursos, linhas de créditos, licenciamento ambiental e detalhes do Avançar na Agricultura serão debatidos.

Participam da mobilização: Prefeitos e Prefeitas, Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ministério da Agricultura, Senadores, Deputados Federais, Superintendência da Agricultura, Emater, Defesa Civil, Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Fetag, Federasul, Farsul, Fecoagro, Consema/Famurs (representante dos secretários de agricultura) e Associação de Produtores. O deputado Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, declarou que a situação é preocupante no Estado e as lideranças do setor vão discutir encaminhamentos possíveis para o momento atual.

Conforme a área técnica de agricultura da Famurs, mais de 50 municípios relataram à Famurs, perdas agropecuárias no milho, como na evolução do desenvolvimento da soja, também no fumo, hortaliças, bem como redução na produtividade da bacia leiteira. No Centro Serra já decretaram situação de emergência os municípios de Sobradinho, Arroio do Tigre, Tunas, Segredo, Lagoão e Jacuizinho. Os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSERRA), vão se reunir nesta quarta-feira (05), às 18 horas para tratar dos problemas decorrentes da estiagem.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade