O Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), promoveu na tarde dessa quinta-feira (20), no Auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho, uma reunião com a presença de mais de 70 pessoas de vários municípios do Centro Serra, entre agentes públicos, entidades representantes do Setor, Emater e Sindicatos de vários municípios da região, Inspetoria Agropecuária e comunidade em geral. A reunião foi coordenada pelos representantes do MAPA Luiz Cláudio de Santana e Caruso- Coordenador Geral de Atração de Investimento e Cooperação Internacional da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais e Coordenador do Gabinete Itinerante e José Cléber Dias de Souza – Superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Rio Grande Sul, juntamente com uma grande equipe de profissionais.
O objetivo do encontro foi a construção de um plano de trabalho, e um relatório final da reunião será apresentado nos próximos dias ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A iniciativa faz parte do Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio no Rio Grande do Sul (PERSul), que foi lançado no dia 28 de maio por meio da Portaria MAPA, e visa apoiar a recuperação das atividades agropecuárias nas regiões afetadas pelas enchentes e deslizamentos, devido às intensas chuvas que assolaram o Estado. O programa tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2024. Na abertura, uma rápida cerimônia destacou as autoridades presentes e o prefeito de Sobradinho Armando Mayerhofer falou da importância do evento. Em seguida os coordenadores da reunião deram início aos trabalhos.
A primeira explanação foi da Gerente Adjunta da EMATER Soledade Adriele Gerevini, que apresentou os números oficiais de perdas na agricultura e pecuária nos 12 municípios da região, coletados através dos profissionais dos escritórios municipais da Emater, que demonstraram o prejuízo nas culturas, lavouras, na produção de leite e perda de animais, além das benfeitorias que várias propriedades tiveram danos e até perda total. Em nome da Secretaria Estadual da Agricultura falou o supervisor da Regional Rio Pardo Pablo Fagundes Ataide, que relatou sobre a ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação junto aos municípios atingidos em todo o Estado.
O superintendente do MAPA José Cleber Dias de Souza falou sobre o Gabinete Itinerante e o Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio no Rio Grande do Sul (PERSul) que é responsável por diagnosticar e conduzir ações seguindo dez eixos de atuação: Estradas Vicinais; Defesa Agropecuária; Assistência Técnica e Extensão Rural; Insumos Agropecuários; Financiamento ao Setor Agropecuário; Seguro Rural; Monitoramento e Comercialização de Safra; Reparação de Instalações Físicas do Ministério da Agricultura e Pecuária; Estratégia de Comunicação e Integração Institucional; e Transparência e Controle Social. A iniciativa visa reparar os danos e fortalecer a resiliência do agronegócio gaúcho, apoiando as áreas rurais afetadas, além de garantir a continuidade das atividades agrícolas no estado.
Durante a participação do público, ocorreram vários questionamentos sobre os programas que estão sendo anunciados pelo Governo Federal para recuperação do Setor, as dificuldades encontradas junto às instituições financeiras; muitos relatos dos prejuízos e da situação difícil em que se encontram os produtores rurais após as enchentes e que não tinham se recuperado dos prejuízos com as estiagens dos últimos anos. Os prefeitos presentes e os representantes de entidades e de produtores rurais destacaram a importância da ocorrência deste Gabinete Itinerante, encaminharam várias reivindicações e demandas e destacaram a necessidade de imediata liberação de recursos ao Setor.
Na oportunidade também os representantes do Movimento SOS Agro, Paulo Olavo da Silva, de Boa Vista do Incra, e Lucas Londero Scheffer, de Julio de Castilhos, entregaram um documento de apoio ao Movimento, com em torno de 750 ofícios de produtores rurais, prefeitos, parlamentares, cooperativas e demais entidades do RS e de outros estados. Cerca de cinco mil produtores já fazem parte do SOS Agro. Também uma representação de Passa Sete, formada pela Emater Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura, entregou um documento com todo o levantamento de prejuízos no Setor naquele município.
Entre as autoridades presentes no evento estiveram os prefeitos Armando Mayerhofer (Sobradinho); Paulo Reuter (Tunas e também representante da AMCSERRA; Mauricio Ruoso (Passa Sete) e Luiz Francisco Fagundes (Lagoa Bonita do Sul); os vices Ivan Trevisan (Sobradinho) e Célio Turcatto (Ibarama), Vereador Gerson Schirmer presidente da Câmara de vereadores de Sobradinho e vários vereadores da região; Secretário da Agricultura de Sobradinho Paulo Renato Dalmolin e secretarios de outros municípios; Gilson Rodrigues, de Ibarama, Coordenador da Regional Sindical Centro Serra e presidentes de Sindicatos de vários municípios da região. Da Secretaria Estadual da Agricultura esteve presente o Coordenador Dalvo Pedro Wink.