Foto: Evandro Trindade
O secretário de Saúde Vanoir Koehler anunciou nesta sexta-feira, 17, que deixou a função de consultor do Hospital São João Evangelista. Ele explicou que encerrou sua missão de evitar que a casa de saúde fechasse as portas em meio à crise financeira que enfrenta há vários anos. Koehler negou que sua saída tenha sido motivada por algum desentendimento, mas admitiu que enfrentou atritos. Também negou que a decisão tenha sido motivada pelos questionamentos ao fato de estar ao mesmo tempo na administração do hospital e na chefia da pasta da saúde do município.
Na entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Vanoir Koehler informou que a gestão do hospital passará para as mãos de um grupo de investidores de Canoas. Formado por empresários e médicos, o grupo passou a integrar a diretoria da entidade mantenedora da instituição, a Associação Beneficente São Marcos. De acordo com Vanoir, a antiga diretoria da entidade passou para o conselho fiscal e deliberativo com direito a veto nas decisões.
Questionado sobre qual o interesse dos investidores de Canoas em assumir um hospital em crise financeira, Vanoir disse que o objetivo deles é se valer da condição de instituição filantrópica da casa de saúde e participar de licitações para venda de serviços na área da saúde em outros municípios do Estado. Para que isso se torne possível, os novos gestores terão que sanar as contas do hospital a fim de obter todas as certidões negativas exigidas neste tipo de situação.
O novo presidente do hospital São João Evangelista é Schauan Oliveira, que contará com o trabalho de um novo administrador ainda a ser definido. Sobre a situação financeira atual do hospital, Koehler disse que a dívida segue nos mesmos níveis de quando assumiu a administração, em junho de 2022, na casa dos 2 milhões de reais. Os salários dos funcionários seguem atrasados. A nova gestão assumiu o compromisso de colocar os pagamentos em dia.