Pesquisar
Close this search box.

Instituto Federal Farroupilha diz que decisão sobre município candidato a sediar campus será da Amcserra

O diretor lembrou que é comum a disputa entre dois municípios e que as estruturas apresentadas por ambos estão de acordo com os requisitos

Foto: Henrique Lindner

O Instituto Federal Farroupilha anunciou que a escolha do município que irá disputar a instalação de um campus da instituição ficará a cargo da AMCSERRA. A decisão foi comunicada por meio de parecer enviado aos prefeitos da região. O documento é assinado por Gabriel Adolfo Garcia, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFFar, e por João Pedro Pereira dos Santos, diretor do departamento.

Em entrevista ao programa Enfoque, Garcia disse que como são dois municípios que se habilitaram – Sobradinho e Arroio do Tigre-, não seria papel do Instituto escolher um deles, e sim, a própria região tomar esta decisão por meio de seus prefeitos. Ele negou que inicialmente a atribuição da escolha fosse do IFFar.  O diretor lembrou que é comum a disputa entre dois municípios e que as estruturas apresentadas por ambos estão de acordo com os requisitos para a implantação do campus, num primeiro momento, de forma provisória.  O prazo para a definição do local é curto, uma vez que o edital do Ministério da Educação deverá ser publicado ainda este ano.

Os prefeitos de Sobradinho, Armando Mayerhofer, e de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, avaliaram o anúncio do IFFar. Também em entrevista à Rádio Sobradinho, Mayerhofer demonstrou preocupação com a exigência de população mínima de 20 mil habitantes para se adequar ao edital. Segundo ele, a prioridade deve ser pleitear a retirada deste ponto, caso contrário nenhuma cidade do Centro Serra poderia se habilitar. O prefeito lembrou que, inicialmente, o próprio Instituto faria a escolha do município, mas que acabou repassando a responsabilidade para a AMCSERRA. Ele confirmou que havia um acordo pelo qual todos os prefeitos da região apoiariam a instalação de um curso técnico agrícola em Arroio do Tigre, porém isso teria ocorrido antes do debate atual, quando as tratativas eram com o Governo do Estado.

Já o prefeito Marciano Ravanello disse que embora este acordo fosse de outra época, poderia ser considerado agora também. O prefeito declarou que deve ser levado em conta que Arroio do Tigre possui maior vocação rural, enquanto Sobradinho teria maior demanda por cursos voltados ao público urbano. Conforme ele, se a proposta é formar técnicos agropecuários, Arroio do Tigre possui maior demanda para isso. Os dois prefeitos, no entanto, garantiram que a união vai prevalecer e que o município com as melhores condições para receber a unidade do Instituto Federal deverá ser o escolhido e apoiado pelos demais.

Armando Mayerhofer sugeriu que a AMCSERRA convide demais entidades para participar da discussão. Marciano Ravanello disse que a ideia inicial era que a decisão fosse tomada pelos prefeitos, mas concordou em ampliar o debate. Após a escolha da cidade, o Centro Serra irá disputar com outras regiões que também desejam a instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade