Pesquisar
Close this search box.

Justiça Eleitoral e partidos políticos de Ibarama decidem cancelar comícios

De acordo com o comunicado oficial, o cancelamento foi motivado por uma série de fatores que levantaram preocupações sobre a segurança da população.
Imagem: Redes Sociais

No final da tarde desta quarta-feira (02), o Juiz Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Felipe Bock, e os representantes dos dois candidatos à prefeitura de Ibarama decidiram cancelar os comícios de encerramento de campanha, que estavam previstos para esta quinta-feira (03). A decisão foi tomada em uma reunião entre a Justiça Eleitoral, o Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a coligação “Juntos Por Ibarama”, formada pelo PP e a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).

De acordo com o comunicado oficial, o cancelamento foi motivado por uma série de fatores que levantaram preocupações sobre a segurança da população. Entre os motivos apontados estão denúncias anônimas, que indicaram risco à integridade física dos eleitores, a preocupação expressada pela Brigada Militar, e relatos de incidentes recentes no município, como a colocação de miguelitos (pregos retorcidos) em estradas.

Em consenso, os representantes das campanhas e a Justiça Eleitoral decidiram suspender não apenas os comícios, mas qualquer outro evento político que pudesse gerar aglomerações. Os comitês eleitorais funcionarão até às 17h desta quinta-feira (03), respeitando o limite acordado entre as partes para garantir a segurança da comunidade local. A medida tem como objetivo preservar a ordem pública e evitar maiores riscos à população durante o período eleitora.

Ontem circularam fotos de pneus sendo incendiados e obstruindo uma estrada no interior. Na atual campanha, em alguns municípios os partidos optaram por não fazer comícios. Este é o caso de Passa Sete, onde os três candidatos firmaram o acordo nesse sentido, durante reunião com a Justiça Eleitoral no início da campanha.

Leia na integra o comunicado oficial:

COMUNICADO

O Partido Movimento Democrático Brasileiro – MDB, a Coligação “Juntos Por Ibarama” e a Justiça Eleitoral, considerando (i.) as inúmeras denúncias “anônimas” recebidas, as quais relatam a preocupação com os eventos; (ii.) o grave risco à integridade física dos eleitores; (iii.) a preocupação dos órgãos de segurança, em especial a Brigada Militar; e (iv.) os relatos de que nas últimas horas já ocorreram incidentes no Município, tais como colocação de miguelitos nas estradas; decidiram, de comum acordo, não realizarem os comícios no dia 03/10/2024, bem como qualquer ato político que acarrete aglomeração de pessoas; tudo a fim de resguardar a segurança da comunidade local. Ainda, os representantes do Partido Movimento Democrático Brasileiro – MDB e a Coligação “Juntos Por Ibarama” decidiram, por acordo, que os comitês funcionarão até as 17h do dia 03/10/2024″.

(Notícia Atualizada em: 03/10/24 – 14h)

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade