Pesquisar
Close this search box.

Manobras perigosas com motos: Brigada Militar vai intensificar fiscalização

Conforme o Oficial, a prática duma manobra assim, só é permitida em espaços específicos que são construídos para essa atividade, e enquanto não existir esse espaço, não estão autorizadas ou permitidas a utilização de espaços públicos ou rodovias.

Foto: Henrique Lindner

A Brigada Militar vai intensificar a fiscalização, com foco nas irregularidades cometidas por motociclistas e condutores de motonetas na cidade. Na manhã desta quarta-feira, 25, o capitão Charles Sonnenstrahl, comandante da 5ª CIA da Brigada Militar do Centro Serra, avaliou às denúncias feitas por moradores que relataram poluição sonora oriunda de escapamentos de veículos, manobras perigosas feitas por motos e a condução de bicicletas motorizadas.

Na questão dos ciclomotores de até 50 cilindradas, todos necessitam observar a utilização de equipamentos de segurança como o uso de capacete, e ter ainda a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que é um documento de habilitação. A marca do ciclomotor, também precisa ser homologada pelo DENATRAN.  Outra prática observada na cidade, é o chamado “Grau”, onde, inclusive, os infratores tem gravado vídeos com suas motos empinando, percorrendo distâncias em uma só roda.

Conforme o Oficial, a prática duma manobra assim, só é permitida em espaços específicos que são construídos para essa atividade, e enquanto não existir esse espaço, não estão autorizadas ou permitidas a utilização de espaços públicos ou rodovias. Ele lembra que além da multa, o condutor terá suspenso o direito de dirigir, e responderá ainda por crime, com base no Código de Trânsito Brasileiro. O capitão lembrou que o crime de trânsito não é menos grave que outros tipos de crimes.

Já a poluição sonora, que possa causar danos a natureza ou a saúde, também pode configurar um crime, além de ser considerada infração grave, sujeita a multa. Sonnenstrahl orientou ainda que a população ao flagrar atos de perturbação com veículos e manobras perigosas, que façam uma filmagem, de maneira que identifique a placa do veículo, e entre em contato com a Brigada Militar pelo telefone 190. Os vídeos com denúncias podem ser enviados para o whats (51) 9-8414-9770.

O cidadão também pode procurar a Polícia Civil que vai abrir investigação e chegar a autoria dos infratores. Quanto aos motoboys que são vistos frequentemente empregando alta velocidade e andando em zigue-zague entre os veículos, o comandante afirmou que apesar dos profissionais estarem em momento de trabalho, todos no trânsito, estão sujeitos a autuação e devem obedecer às regras.

Avaliando comentários feitos nas redes sociais que, inclusive defendem as manobras perigosas com motocicletas, o capitão Charles Sonnenstrahl foi categórico ao afirmar que a Brigada Militar não deixará de fazer o seu trabalho, e quem pensa que não tem fiscalização ou não haverá fiscalização, está enganado, anunciando durante a entrevista, a   intensificação para coibir os atos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade