Três municípios da região Centro Serra solicitaram a reclassificação de sua condição junto à Defesa Civil do Rio Grande do Sul e tiveram seus pedidos aceitos. São eles: Segredo, Ibarama e Passa Sete. Inicialmente eles haviam sido homologados como em Estado de Calamidade Pública, mas posteriormente excluídos desta lista e considerados em Situação de Emergência. Agora, com a nova avaliação, retornaram à condição de Calamidade. Isso garante, entre outros benefícios, mais agilidade para prestação de determinados serviços de recuperação dos estragos causados pela enchente.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Passa Sete, Lúcia de Moura, no requerimento de reavaliação foram enviados mais vídeos e fotos demonstrando a situação das localidades mais afetadas, nas quais ainda há moradores sem luz. O mesmo pedido foi feito pela Administração Municipal de Sobradinho, na manhã desta quarta-feira, 22, que enviou oficio ao Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Coronel Luciano Chaves Boeira, solicitando a reavaliação e a classificação da homologação estadual de Situação de Emergência para Estado de Calamidade Pública, devido a todos os danos sofridos na cidade e no interior de Sobradinho, e os prejuízos incontáveis ao Município e a sua população.
Entre outros dados destacados na solicitação estão que, de acordo com os últimos levantamentos, todas as pontes do munícipio sofreram avarias, com destruição total de 09 pontes e mais 07 pontes com danos na estrutura pela força das águas dos rios e arroios que cortam o município de ponta a ponta, que tomaram proporções jamais vistas, assim como danos em 15 bueiros, e destruição de 3.081 m² de pavimentação de paralelepípedo. Nas margens do Arroio Carijinho, mais de 50 residências foram totalmente destruídas e mais de 80 residências parcialmente danificadas, assim como alagamentos que atingiram instalações rurais no interior do Município, abrangendo diversas benfeitorias. O ofício destacou ainda que mais de uma dezena de empresas também sofreram grandes prejuízos.
De acordo com o prefeito Armando Mayerhofer, foi solicitada a reconsideração para Estado de Calamidade Pública de Sobradinho, pois os eventos climáticos ocorridos recentemente foram de magnitude jamais vistos por décadas, deixando um rastro de prejuízos públicos e privados que não será possível restabelecer e reconstruir com recursos oriundos do orçamento municipal, uma vez que excede totalmente a capacidade financeira do exercício atual necessitando assim aporte de recursos de todas as esferas para poder proporcionar o mínimo de conforto e bem estar à população atingida. A mesma medida poderá ser adotada também por outras prefeituras da região.