Foto: Bruno Rodrigues
O município de Sobradinho sediou, nessa quarta-feira, 08, uma Mobilização em Defesa do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. A manifestação ocorreu em todas as regiões do Rio Grande do Sul em reivindicando a aprovação da PEC 383/2017 – que garante a vinculação de 1% da receita líquida do orçamento federal para o financiamento dos serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social. Em Sobradinho, a mobilização foi promovida pelo Colegiado Municipal de Gestores Municipais de Assistência Social (COMGEMAS), com o apoio da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSERRA).
O evento reuniu os secretários municipais e servidores das Secretarias de Assistência Social de 12 municípios do Centro-Serra: Sobradinho, Segredo, Ibarama, Estrela Velha, Lagoa Bonita do Sul, Cerro Branco, Passa Sete, Lagoão, Tunas, Salto do Jacuí, Jacuizinho e Novo Cabrais. As unidades do CRAS desses municípios também estiveram fechadas nessa quarta-feira, como forma de apoio à mobilização. Também participaram do evento os prefeitos de Sobradinho, Armando Mayerhofer; de Lagoa Bonita do Sul Luiz Francisco Fagundes e de Estrela Velha. Alexander Castilhos, atual presidente da AMCSERRA.
A Mobilização começou com concentração e café da manhã, no Salão Paroquial Católico. Em seguida os participantes se deslocaram até a Rua Coberta, no Centro de Sobradinho, onde ocorreram os pronunciamentos dos prefeitos, secretários; técnicos, gestores e servidores. Todos falaram em defesa da PEC 383/2017, reivindicando maior investimento no SUAS, principalmente por parte dos governos Estadual e Federal, bem como, maior valorização do trabalho feito por todos os profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social.
A presidente do COMGEMAS AMCSERRA, Aline Lazzari Martini, avaliou de forma muito positiva o evento, destacando que o Colegiado, juntamente com todos os participantes mostraram que os municípios do Centro Serra também estão juntos nesta luta, com todos os municípios do Estado, na busca de mais investimentos e valorização do Sistema Único de Assistência Social.