Foto: Divulgação
O Centro-Serra foi, por muito tempo, conhecido como “Celeiro de Vocações”, tamanho o número de vocações religiosas, ordenadas e consagradas que nasceram dentre as famílias e comunidades da região. Este número, porém, vem diminuindo.
Basta ver que o Seminário Menor Monsenhor Armando Teixeira está, no momento, sem alunos e com a expectativa, segundo o bispo Diocesano Dom Edson Batista de Mello, de voltar a receber seminaristas somente em 2024. O próprio Seminário Maior Maria Mãe do Redentor, pertencente à Diocese de Cachoeira do Sul e localizado em Santa Maria, está com um número diminuto de seminaristas.
Preocupados com isso, cursilhistas da Paróquia Sagrada Família criaram na paróquia uma Pastoral Vocacional, que logo foi seguida pelas paróquias de Segredo, Ibarama e Sobradinho. Passando a organizar encontros e escolas vocacionais, já são cerca de 10 jovens da região que estão sendo acompanhados.
Como forma de auxiliar o seminário, as pastorais da área norte da Diocese realizaram um jantar dançante na sexta, 05 de agosto. A divulgação do evento e o esgotamento das fichas, duas semanas antes de ser realizado, motivou a diocese a fazer em Arroio do Tigre, durante a celebração, a instituição de ministérios de leitorato e acolitato a três seminaristas. Em uma celebração carregada de emoção e com grande participação de fiéis, que lotaram a Igreja Matriz Sagrada Família, celebração esta presidida pelo Bispo Diocesano D. Edson. Posteriormente, o jantar dançante, que lotou as dependências do Salão Paroquial de Arroio do Tigre.