Foto: Henrique Lindner
O prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, revelou que são significativas as quedas de arrecadação e repasses de ICMS no município. Neste ano, os cofres municipais já deixaram de receber cerca de R$ 2 milhões. Em entrevista ao Programa Enfoque, Ravanello destacou que para um município com orçamento apertado, a soma representa muito e pesa na tomada de decisões futuras.
Diante da situação, ele adiantou que está analisando se vai manter a nomeação de dois novos secretários, para as pastas da Agricultura e de Desenvolvimento Urbano, previstas para este ano. Tramitam na Câmara os projetos para criação destes dois cargos, mas a nomeação vai depender da situação financeira, segundo o prefeito. Marciano reforçou, no entanto, que o andamento dos trabalhos não depende exclusivamente da figura do secretário, pois as atividades podem ser executadas sem a presença do chefe da pasta.
O prefeito destacou que a unificação das secretarias da Agricultura e Obras possibilitou um incremento de orçamento para os setores, passando de cinco para vinte por cento. Ele lembrou que Arroio do Tigre possui uma das maiores malhas viárias da região e boa parte delas, estradas de chão. Segundo ele, o britador é peça fundamental para dar melhores condições de trafegabilidade. Em resposta ao que disse o vereador Tiago Bertollo (MDB), Marciano negou que o equipamento estivesse com problemas de funcionamento. Ele destacou que, eventualmente, o britador passa por manutenção ou troca de peças, o que considera normal.
Sobre o cenário político para 2024, Ravanello destacou que Progressistas e PDT, partidos que integram a coligação no poder, estão cada vez mais unidos em torno de um propósito para o município. Marciano, que recentemente assumiu a presidência do Progressistas de Arroio do Tigre, disse que o partido que entender esse propósito e estiver alinhado com o planejamento para o crescimento do município sempre será bem-vindo para discutir o futuro de Arroio do Tigre. Marciano destacou também as obras em andamento no município.
Com a conclusão da obra da EMEI Vó Natália, Arroio do Tigre zerou a fila de espera para crianças que necessitavam de atendimento, dispondo agora de novas vagas. Ele citou também a obra na nova Unidade Básica de Saúde, que deve estar concluída até final do ano. Também na área da saúde, a Farmácia Municipal está passando por obras de ampliação e deve estar concluída em sessenta dias. Já sobre o Distrito Industrial, cuja área de 22 hectares foi adquirida no ano passado, Marciano garantiu que até o final de seu mandato quer ver empresas já trabalhando no local.