Os prefeitos dos Municípios da Associação dos Municípios do Centro Serra – AMCSERRA, estiveram reunidos no final da tarde dessa quinta-feira (20), em Passa Sete. Entre os assuntos da pauta, a delicada situação da Região Centro Serra e do Estado em decorrência das fortes e intensas chuvas do mês passado. Preocupação de todos e tema de reunião entre os presidentes das Associações de Municípios, Famurs e Governo do Estado, a queda de arrecadação, principalmente de ICMS, está gerando muitos debates entre os gestores. Conforme estimativa da Famurs, a última parcela do ICMS sofreu queda de 40,9%.
A situação precária e decadente da ERS-400, especialmente no trecho da serra, em Candelária, também foi tema de debate. Os prefeitos destacam que os inúmeros buracos, canaletas entupidas, vegetação invadindo a pista e os trechos de deslizamento tornam ainda mais perigoso o tráfego na rodovia. Em busca de uma solução, os gestores municipais vão tentar uma audiência com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes. Na reunião desta quinta, ficou acertado ainda que alguns prefeitos da Amcserra irão representar a Região na Marcha a Brasília pela reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul.
O evento será promovido pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, na busca por maiores recursos e auxílio aos municípios. O presidente da Amcserra, prefeito Marciano Ravanello, falou do momento difícil que todos estão passando, e destacou que a situação é complicada e vai exigir ainda mais dos gestores municipais. Ele ressaltou que é grande o impacto negativo nas finanças, tanto dos produtores rurais, quanto do comércio em geral, bem como, na arrecadação nos municípios.