Foto: Fabrício Ceolin
Até o fim de julho, Sobradinho entrará para a lista de municípios gaúchos com esculturas gigantes de Jesus Cristo. Segundo a prefeitura, as obras para a construção do Cristo Acolhedor, iniciadas em dezembro do ano passado, já estão 80% concluídas. De braços abertos para o Vale, a escultura terá 20 metros de altura, mais quatro de base, somando 24 metros e pesando cerca de 520 toneladas. A imagem fica às margens da RS-400, em um ponto elevado, próximo ao principal trevo de acesso à cidade.
Com a base de concreto já instalada, a previsão é de que os braços e a cabeça da imagem sejam içados no dia 10 de maio. A obra tem custo previsto em edital de R$ 1,4 milhão. A obra está sendo executada pela incorporadora Realize, de Santa Cruz do Sul, empresa vencedora da licitação. Até essa quarta-feira, 26, já foram utilizadas 15 toneladas de vergalhões de ferro, 8,5 mil quilos de vigas metálicas e 70 metros cúbicos de concreto, divididos entre as estruturas e a escultura. O que ainda falta é a parte da roupa e o revestimento da obra.
O terreno com seis mil metros quadrados onde a imagem está sendo erguida foi doado à prefeitura pelo empresário Tuki Siman. O prefeito, Armando Mayerhofer, diz que aguarda uma emenda parlamentar para implementar melhorias no entorno da imagem. Segundo ele, além de estimular a fé da comunidade, a escultura também é uma estratégia da prefeitura para fomentar o turismo religioso e atrair visitantes para Sobradinho e região.