Na manhã desta sexta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Sobradinho foi palco da premiação da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola 2024. O evento, promovido pela Administração Municipal e pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, celebrou o talento dos alunos das escolas municipais que participaram do projeto “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT). O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre temas importantes como o combate ao trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e a promoção da saúde e segurança no ambiente escolar e no trabalho. O projeto transforma a comunidade escolar em multiplicadora de conhecimento, envolvendo alunos, professores e equipes diretivas.
Na etapa municipal, alunos concorreram em quatro categorias – conto, poesia, música e desenho – e os vencedores foram anunciados em três grupos temáticos: Trabalho Infantil (4º e 5º ano), Profissionalização e Aprendizagem (6º e 7º ano), e Saúde e Segurança nas Escolas (8º e 9º ano). No Grupo 1: Trabalho Infantil – com alunos de 4º e 5º anos, 1° lugar na Categoria Desenho, para o aluno: Murilo de Almeida Vargas (4° ano) da Escola Borges de Medeiros, com o título: “Trabalho Infantil é Crime”. Ele teve como professora Orientadora: Lilian Catiuscia Bernardy. Na Categoria Poema, 1° lugar – Isadora Weberich Rosa (5° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany) com o título: “O aniversário perfeito”. A professora Orientadora foi, Ana Luisa Deicke. Na Categoria Conto – 1° lugar para o aluno: Brayan de Lima Brum (5° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany), com o título: “Alejandro e seu sonho”. A professora orientadora foi Ana Luisa Deick. Já na categoria Música, 1° lugar para os alunos: Arthur Fardim, Augusto Zuchetto, Isadora Salvati da Silva, Lívia Zago de Souza e Natália Pereira Tuchtenhagen, todos da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, com o título: “Escola é bom demais”.
O grupo teve como professores Orientadores: Simone Cassol Fardin e Cristiano Mundt. No Grupo 2: Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional – envolvendo alunos do 6º e 7º anos, 1° lugar na Categoria Poema para a aluna Gabriely Sofia Dalazen (7° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany), com o título: “Sendo Jovem Aprendiz”. Ela contou com apoio da professora Orientadora, Milene Serena. Na Categoria Conto, 1° lugar – aluno Adrian Ezequiel Camargo Lopes (7° ano da Escola Espírito Santo), com o título: “Tal pai, nem sempre é tal filho”. A professora Orientadora foi Tatiane Felix, e na Categoria Desenho, 1º lugar para Henzo Gabriel Valin Veiga (aluno do 6° ano da Escola Espírito Santo), com título: “Um jovem feliz, dividindo seu dia entre a empresa e a escola e realizando sonhos”. A professora Orientadora foi, Keli Buligon. No Grupo 3: Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho – envolvendo alunos do 8º e 9º anos, 1° lugar – na Categoria Desenho, para a aluna Naiara Markendorf da Rosa (9° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany), com o título: “Saúde e Segurança nas Escolas”. Ela contou com apoio da professora Orientadora: Anilda Dornelles.
Na Categoria Poema, 1 lugar para Helena Dalke Lindner (aluna do 8° ano da Escola Borges de Medeiros), com o título: “Segurança escolar, não podemos vacilar”. A professora Orientadora foi: Cleci Rohers da Silva. Na Categoria Conto, 1º lugar para a aluna Júlia Ceolin Cruz, do 9° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, com o título: “Bem-estar nas Escolas”. A professora Orientadora foi Milene Serena. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, professores, alunos e familiares, que acompanharam emocionados a entrega dos prêmios e as apresentações dos trabalhos. O vice-prefeito Ivan Trevisan, e a secretária de Educação Cleura Minetto destacaram a importância do projeto na formação cidadã das crianças e adolescentes do município.