Foto: Rádio Sobradinho AM
Moradores do município já estão cerca de 120 horas sem energia elétrica em Linha Carijinho. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho na manhã desta quinta-feira (27), Rafael Esperidião e Cezar Lovatto, destacaram as dificuldades que estão enfrentando com relação aos prejuízos que estão sendo registrados por várias famílias que estão sem água e energia elétrica desde segunda-feira. Além da seca que causou transtornos para a agricultura, gastos com combustíveis e alimentos estragando nos freezers e geladeiras, são as principais reclamações. Segundo eles, contatos feitos por todas as famílias da localidade com a RGE, não estão tendo êxito. Além dos estragos em residências e galpões com os ventos que atingiram a localidade, a falta de energia elétrica faz com que a reconstrução das benfeitorias demorem ainda mais.
Segundo eles, uma manifestação estava sendo organizada para o início da tarde de hoje. Logo após o programa, equipes de uma empresa terceirizada da RGE, começaram a trabalhar na recolocação de postes e fios que estavam caídos em decorrência de queda de árvores.
Em Linha Central, o agricultor Rudinei de Lima relata situação semelhante. Em sua propriedade, devido à falta de energia elétrica carnes congeladas já estragaram, ele calcula prejuízo que gira em torno de R$ 15 mil reais em uma fornada de fumo perdida, tem gastado mais de R$ 200 reais em diesel por dia para o gerador, e o leite produzido que está sendo jogado fora. O problema na localidade segundo ele, é uma chave do transformador aberta, e uma árvore que caiu sobre a rede.
O produtor disse que deverá buscar ressarcimento na Justiça. A RGE informa que os novos temporais que atingiram a área de concessão da RGE nesta quarta-feira provocaram danos na rede elétrica, interrompendo o fornecimento para clientes de vários municípios. Os principais são galhos e objetos arremessados pelos fortes ventos sobre fios e outros equipamentos. A empresa está totalmente mobilizada com suas equipes de atendimento para efetuar os consertos e restabelecer o fornecimento aos 20 mil clientes atingidos, no menor tempo possível. A energia vai sendo normalizada na medida em que os reparos são concluídos.
A RGE observa, no entanto, que o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma onda de temporais, todos de forte intensidade e com impacto na rede elétrica. Grande parte dos reparos são de alta complexidade e longos deslocamentos de equipes, tanto de caminhonetes como de caminhões. A RGE alerta para que ninguém tente fazer consertos por conta própria, tampouco toque em fios rompidos os quaisquer equipamentos da rede, pois não há como saber se estão energizados ou não. A empresa também orienta que os clientes continuem entrando em contato pelos canais de atendimento, que estão descritos na conta de energia.