As técnicas da gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e membros do Conselho Tutelar de Arroio do Tigre participaram de uma capacitação no município de Santa Cruz do Sul. O evento reuniu profissionais da rede de atendimento para discutir temas essenciais à proteção de crianças e adolescentes, reforçando a importância da capacitação contínua para aprimorar os serviços prestados na área de assistência social.
Na ocasião, palestrantes de renome, como o Juiz Luís Carlos Rosa, e a assistente social Marleci Venerio Hoffmeister, abordaram tópicos fundamentais para a atuação da rede de proteção, como Escuta Especializada e Depoimento Especial: orientações sobre o papel da rede de proteção na condução desses processos; Entrega Voluntária de Bebês: diretrizes para o atendimento adequado de gestantes ou parturientes que optam pela entrega voluntária; Acolhimento Familiar: a importância do acolhimento familiar como medida protetiva prioritária.
Segundo as participantes, eventos de capacitação como este, são imprescindíveis, pois a Secretaria de Assistência Social de Arroio do Tigre integra a rede do Sistema de Garantia de Direitos, atuando para consolidar os direitos sociais e garantir o cuidado integral de crianças, adolescentes e jovens do município. A capacitação permite à equipe técnica aprofundar conhecimentos sobre acolhimento familiar, adoção e proteção inconstitucional, temas que fazem parte do dia a dia dos profissionais. Segundo o secretário Alan Rafael da Silva, essa formação contribui para fortalecer o enfrentamento das demandas e estimula a troca de conhecimentos entre os profissionais que atuam na proteção à infância e juventude.