Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e da Farmácia Básica do município participaram de uma capacitação nessa quarta-feira (17), sobre tuberculose com a Farmacêutica Bioquímica Cenyra Sanchotene Martini Cruz, Referência Regional da Vigilância Epidemiológica da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde de Cachoeira do Sul. De acordo com Cenyra, “foi um momento importante para o município de Sobradinho, pois toda a rede de saúde do município que atende pelo SUS, esteve reunida a fim de fortalecer o conhecimento sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com Turberculose”.
Ela ressaltou que o tema é essencial, e precisa ser atualizado periodicamente, pois ocorrem novidades constantes nos protocolos e guias. Também foi enfocado muito sobre o diagnóstico, quais os métodos laboratoriais e de imagem que estão disponíveis, todos pelos SUS, sem custo para o paciente; quais os principais medicamentos disponíveis na Rede para tratar esses casos, também gratuitamente; como acompanhar, mensalmente, esses pacientes; de que forma será feita a partir de agora a avaliação dos contatos dos casos de tuberculose já confirmados e que outras ações a equipes poderão desempenhar de busca ativa de casos suspeitos.
Tudo isso foi passado, reforçado e debatido junto com os profissionais participantes da Capacitação, para quem a palestrante da 8ª CRS agradeceu a atenção e a acolhida. A secretária municipal da Saúde, Ana llce Feron, destaca a importância desta capacitação, bem como, dos assuntos debatidos junto com a profissional da 8ª Coordenadoria de Saúde, visando sempre um melhor e mais eficiente atendimento à população de Sobradinho.