Pesquisar
Close this search box.

Radar Meteorológico vai monitorar municípios do Centro Serra

A cidade escolhida para receber o radar é Montenegro, proporcionando uma cobertura mais eficaz da região dos Vales, ao contrário da capital gaúcha, onde parte do radar monitoraria o oceano.
Foto: Defesa Civil

O novo radar meteorológico que irá operar no Rio Grande do Sul já está em solo brasileiro. O equipamento, que foi construído em Praga, na República Tcheca, chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, no último sábado. Atualmente, o despachante está finalizando os trâmites para a entrega da declaração de importação. A cidade escolhida para receber o radar é Montenegro, proporcionando uma cobertura mais eficaz da região dos Vales, ao contrário da capital gaúcha, onde parte do radar monitoraria o oceano.

A Climatempo, empresa responsável pelo monitoramento, informou que a estrutura necessária para a instalação do radar já está sendo preparada. O equipamento terá uma cobertura de 150 km de raio e está previsto para entrar em funcionamento em agosto deste ano. Em dezembro, a Climatempo assinou um contrato de cinco anos com o governo do Estado, no valor de até R$ 25,93 milhões. A empresa será responsável por emitir alertas meteorológicos em tempo real, com previsões de curto (6 a 12 horas) e curtíssimo prazo (até 3 horas).

O objetivo principal dessa iniciativa é aumentar a capacidade de preparação e resposta a eventos meteorológicos adversos, com foco especial nos riscos hidrológicos e meteorológicos. A tecnologia dos radares permite estimar quantitativamente a precipitação para as próximas horas e prever o tempo de chegada de tempestades, possibilitando a emissão de alertas antecipados para a população e órgãos responsáveis. O radar também alcançará cobertura em municípios do Centro Serra.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade