Foto: Agência Brasil – Marcello Casal JR
É grande o movimento dos aposentados nas agências bancárias, com o objetivo de fazer a prova de vida. Suspenso desde março do ano passado, o procedimento foi retomado esta semana.
A prova de vida deve ser feita uma vez por ano, visa a evitar fraudes e pagamentos indevidos. Antes de ir ao banco, o aposentado deve consultar o calendário divulgado terça-feira (01). O que se constata nesse caso, é o pequeno número de funcionários na maioria dos bancos e procedimentos novos que eles passaram a oferecer.
Também é possível fazer a prova de vida de forma digital e no caso de segurados sem condições de se locomover, devem ligar no número 135, ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida.
Confira o calendário:
Competência de vencimento da comprovação de vida | Competência da retomada da rotina |
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Março e abril de 2020 | Junho de 2021 |
Maio e junho de 2020 | Julho de 2021 |
Julho e agosto de 2020 | Agosto de 2021 |
Setembro e outubro de 2020 | Setembro de 2021 |
Novembro e dezembro de 2020 | Outubro de 2021 |
Janeiro e fevereiro de 2021 | Novembro de 2021 |
Março e abril de 2021 | Dezembro de 2021 |
Golpe:
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nota informando que se trata de um golpe as recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online, por causa da pandemia. No contato, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. Segundo relatos de vítimas, a pessoa que faz a ligação apresenta fala muito segura. Conforme o órgão, ao receber este tipo de contato deve-se desligar o telefone. Em hipótese alguma deve-se passar informações por telefone.
O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos e, em nenhum momento, solicita qualquer informação como CPF, nome da mãe ou senhas.
O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135 ou SMS identificado como 280-41. Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar para o 135, telefone oficial do INSS, para ter mais informações