Pesquisar
Close this search box.

Reunião discute retirada de medicamentos oncológicos em Sobradinho

Vários pacientes relataram como é desgastante a rotina de ter de viajar até Cachoeira do Sul apenas para buscar seus medicamentos

Foto: Henrique Lindner

Os pacientes oncológicos do Centro Serra enfrentam uma desgaste rotina para a retirada dos medicamentos necessários para seu tratamento em Cachoeira do Sul. Cerca de 70 pessoas se deslocam mensalmente até o Hospital de Caridade e Beneficência responsável pelo fornecimento dos remédios. Isso motivou um pedido para que a retirada pudesse ser feita em Sobradinho, como ocorreu durante o período da pandemia.

O assunto foi discutido na tarde desta terça-feira, 18, pelo diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, Felipe Secretti, e o diretor do HCB, Luciano Morshel. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, desta quarta-feira, 19, Secretti explicou que a proposta foi bem recebida e que uma definição deverá sair até a semana que vem. Duas possibilidades estão sendo avaliadas: uma equipe do hospital se deslocar de Cachoeira até Sobradinho para fazer a entrega ou profissionais de Sobradinho buscarem os medicamentos para posterior distribuição.

Secretti destacou que a dispensação dos medicamentos exige certos cuidados, como a orientação do farmacêutico sobre possíveis efeitos colaterais nos pacientes. Por isso, o HCB vai se reunir com o setor de farmácia da instituição para tomar uma decisão. O assunto já havia levantado pelos vereadores Auri Schneider, de Arroio do Tigre, e Jeferson Matana, de Sobradinho. Durante a entrevista, vários pacientes relataram como é desgastante a rotina de ter de viajar até Cachoeira do Sul apenas para buscar seus medicamentos. Em um dos casos, uma paciente contou que sai do seu município às 5 horas da madrugada e só recebe seu kit por volta das 16 horas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade