Pesquisar
Close this search box.

RS tem 27 parlamentares concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco 2024

A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.
Imagem: Divulgação

Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. A votação popular ocorreu durante o mês de julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online. Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.

Em 2023, a bancada do Rio Grande do Sul teve entre seus destaques Paulo Paim (PT), Fernanda Melchionna (Psol), Hamilton Mourão (Republicanos), Maria do Rosário (PT) e Daiana Santos (PCdoB). Este ano, além deles, também concorrem os deputados Afonso Hamm (PP), Afonso Motta (PDT), Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Bohn Gass (PT), Covatti Filho (PP), Daniel Trzeciak (PSDB), Denise Pessôa (PT), Franciane Bayer (Republicanos), Giovani Cherini (PL), Heitor Schuch (PSB), Lucas Redecker (PSDB), Luciano Azevedo (PSD), Luiz Carlos Busato (União Brasil), Marcel van Hattem (Novo), Marcelo Moraes (PL), Márcio Biolchi (MDB), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT), Reginete Bispo (PT), Ronaldo Nogueira (Republicanos) e Sanderson (PL).

Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos. Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade