Pesquisar
Close this search box.

Saúde de Lagoão pode ter aplicado vacinas contra Covid-19 fora do prazo de validade

Pessoas que receberam a vacina Covishield após esta data, devem verificar suas carteiras de vacinação, onde consta o lote do imunizante administrado

Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, aponta que pelo menos 26 mil doses da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz) foram aplicadas fora do prazo de validade no Brasil. O problema ocorreu em 1.532 municípios brasileiros, entre eles Lagoão na região Centro Serra. Segundo dados do Ministério da Saúde, 20 doses desta vacina foram aplicadas já após a data de vencimento, no posto de saúde do município. Elas eram do lote 4120Z005* (14.abr), com vencimento em 14 de abril.

As pessoas que receberam a vacina Covishield após esta data, devem verificar suas carteiras de vacinação, onde consta o lote do imunizante administrado. Caso a pessoa verifique que recebeu a dose vencida, deve procurar uma unidade de saúde, para orientações. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, do Ministério da Saúde, as pessoas que receberam vacina vencida precisam ser revacinadas.

Na tarde desta sexta-feira (02),  a reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM não conseguiu contato telefônico com o prefeito Cirano Camargo, nem mesmo com o vice Nélio Fornari para esclarecer o assunto.

Na manhã deste sábado (03) o secretário da Saúde de Lagoão, Fabio Camargo, afirmou que pode ter havido algum erro de dados no momento em que as doses aplicadas foram computadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – o SIPNI –, do Ministério da Saúde. Ele revela que as doses apontadas na reportagem do jornal foram recebidas em janeiro, e imediatamente aplicadas. Conforme o secretário, há documentação que comprova isso. Segundo Camargo, a vacinação inclusive contemplou os profissionais da Saúde do município nos dias 27 e 29 de janeiro. Salientou que não existe a possibilidade de um frasco recebido em janeiro ter sido administrado somente depois de 14 de abril, uma vez que o município recebe poucas doses por vez para aplicação. A Secretaria de Saúde do município entrou em contato com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e aguarda esclarecimentos e orientações.

Atualizada – às 9:59 – Sábado 03-07-2021

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade