Pesquisar
Close this search box.

Secretaria da Saúde de Sobradinho vai padronizar atendimentos e serviços

As novas ações foram detalhadas nessa terça-feira, 06, durante reunião na Câmara de Vereadores, com a presença de todos os servidores da pasta

Foto: Fabrício Ceolin

Secretaria da Saúde de Sobradinho passa por reformulação geral/Foto: Fabrício Ceolin

A Secretaria Municipal da Saúde de Sobradinho está passando por uma reformulação geral, que abrange os atendimentos e prestação de serviços. As novas ações foram detalhadas nessa terça-feira, 06, durante reunião na Câmara de Vereadores, com a presença de todos os servidores da pasta. Na oportunidade, foram apresentadas as unidades de saúde de Sobradinho, e explanada as responsabilidades de cada profissional. Também foram abordadas as sistemáticas de programas como Rede Bem Cuidar, Oficina Terapêutica e os grupos de atendimento como o de idosos e hipertensos. Dentre as reinvindicações apresentadas pelos funcionários, algumas delas pediam a disponibilização de um veículo para fazer as visitas domiciliares, problemas estruturais em Unidades de Saúde e substituições de profissionais em necessidades específicas.

O secretário de Saúde, Vanoir Koehler, destacou a importância do trabalho em equipe e frisou a necessidade de um atendimento humanizado em todos os setores de sua pasta. Como planejamento do trabalho, anunciou que as férias de todos os servidores passarão a ser de 30 dias corridos. Dessa forma, eles não terão folgas ou bancos de horas em haver. Os profissionais deverão gozar do direito o mais breve possível e todos deverão cumprir rigorosamente o seu horário, através de ponto eletrônico. Também será implementado um sistema de informatização de atividades, no qual agentes de saúde terão um tablet que registrará todas as informações de pacientes, agendamento de consultas entre outros serviços. Esse sistema também vai possibilitar que os médicos tenham acesso ao estoque da farmácia municipal e possam receitar medicamentos com base no estoque disponível.

O secretário anunciou ainda que todas as unidades contarão com uma sala de vacinas, uma vez que considera baixo alguns índices de vacinações, revelando que em alguns casos estão numa média de 82%, sendo que no passado os números mostravam 95%. Vanoir frisou também a intensificação de cursos de capacitação aos agentes de saúde, pois considera a classe como “para-choques” da Secretaria de Saúde.

Por sua vez, o prefeito Armando Mayerhofer, em seu pronunciamento, destacou a importância do funcionalismo e a valorização das classes abrangidas pelos pisos salariais, salientando que todos estão sendo cumpridos pela sua administração. Ele assegurou que com os servidores da Saúde não será diferente. Mayerhofer avaliou o encontro como muito importante, onde teve a possibilidade de ouvir e entender os setores, buscando ferramentas necessárias para auxiliar no trabalho. O prefeito também fez anúncios. Disse que um novo carro será adquirido para Saúde, visando atender especificadamente as visitas domiciliares. Também está prevista a compra de uma nova ambulância com maior espaço e de um novo ônibus para transporte dos pacientes.

Ele revelou também que deverá aderir à ideia de formar uma equipe reserva para atendimento nas unidades de Saúde, visando atender as necessidades como férias e afastamentos de funcionários pelos mais variados motivos. No fechamento do encontro, o prefeito anunciou que os profissionais que têm contratos com a prefeitura, serão mantidos até o término de seu contrato. Posteriormente, serão chamados os aprovados no último concurso. Armando Mayerhofer ressaltou que em seu governo, “a Saúde é tratada como prioridade”.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade