Foto de Romar Rigon registrada neste domingo (23) em Sobradinho
Após um domingo (23) de temperatura alta, com máxima próxima dos 40°C em diversas cidades, a semana começa com chuva e continuidade do calor no Rio Grande do Sul. A onda de calor ingressa nesta segunda-feira no seu 13º dia, em mais uma jornada de temperatura muito alta e enorme abafamento. O sol apareceu com nuvens na maior parte do Estado, mas no decorrer do dia ocorrem períodos de maior nebulosidade. O calorão deve dar trégua apenas a partir de quarta-feira.
Ar quente e úmido traz pancadas de chuva e temporais isolados com risco de vendavais e granizo. A chuva é mal distribuída, mas pontos localizados podem ter precipitação intensa de curta duração. Em alguns locais já chove de manhã, mas a instabilidade maior é da tarde para a noite. A chuva impede maior aquecimento e máximas extremas em cidades em que chegar mais cedo.
Em Sobradinho, a temperatura mínima registrada pela estação meteorológica do município nesta segunda-feira, foi de 21°. As máximas, por sua vez, podem chegar a 37ºC. O equipamento instalado em Campo da Aviação, registrou 5mm de chuva no sábado e domingo. Já no Bairro Vera Cruz conforme o departamento técnico das Rádios Sobradinho e Jacuí, foram 15 mm. O vento em pontos isolados, também causou destelhamento em algumas residências.
Já a terça-feira (25) será de poucas alterações nas condições do tempo. O sol aparece, o calor persiste e ocorrem pancadas de chuva, de forma pontual, que podem vir com forte intensidade, raios e rajadas de vento.
Frente fria cruza pelo RS entre quarta e quinta-feira, com chuva mais generalizada e temporais, e na sequência ingressa uma massa de ar frio, colocando fim à onda de calor de duas semanas. Até quarta faz muito calor, mas na quinta, na sexta e no próximo fim de semana os dias serão agradáveis.
Fonte: MetSul meteorologia, Correio do Povo, GZH e Rádio Sobradinho
Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul meteorologia: