O comandante da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo vai se reunir na próxima segunda-feira, 30, para apresentar o Programa de Vigilância Colaborativa e Segurança Pública. O encontro com lideranças e imprensa ocorre no auditório do Polo de Educação de Sobradinho, no Bairro Vera Cruz a partir das 14 horas. Atualmente, o município tem câmeras de segurança instaladas pelo governo do Estado em pontos estratégicos do município. Também foi instalada pela Prefeitura três câmeras de videomonitoramento na área central, porém essas não estão interligadas com a Brigada Militar.
Em pronunciamento na Câmara de Vereadores, feito na noite dessa segunda-feira, 23, o vereador Miguel Vieira disse que esteve reunido na semana passada com o Coronel Valmir José dos Reis, e a intenção do projeto do comando regional é interligar também com a sala de operações, sistemas de videomonitoramento como os já existentes no comércio, por exemplo. O vereador defendeu que o Executivo também tome iniciativa para colocar na prática este projeto.
Uma das cidades referência de videomonitoramento na região é o município de Agudo. O sistema foi estendido para pontos estratégicos do município, inclusive em localidades do interior. Ainda no mês de maio, a prefeitura de Agudo anunciou a instalação de 120 novas câmeras de videomonitoramento, distribuídas em 39 pontos, em consonância com as orientações recebidas pelos Órgãos de Segurança Pública do município. As imagens serão transmitidas para a Central de Operações, localizada junto à Brigada Militar de Agudo e Polícia Civil.