Pesquisar
Close this search box.

Terno de Reis promete encantar o público nesta segunda-feira

Os rezeiros, como são conhecidos os músicos que preservam essa tradição, subirão ao palco na Rua Coberta, na Praça Três de Dezembro, às 20 horas.
Foto: Arquivo

Ocorre nesta segunda-feira (06), na Praça 3 de Dezembro, a tradicional apresentação do Terno de Reis, marcando o encerramento das festividades dos 97 anos do município e o Natal das Estrelas. Os rezeiros, como são conhecidos os músicos que preservam essa tradição, subirão ao palco na Rua Coberta, na Praça Três de Dezembro, às 20 horas.

O evento será apresentado pelos comunicadores Omar Stecker, o Peão do Rio Grande, e Fabricio Ceolin, e será transmitido ao vivo pelas rádios Sobradinho e Jacuí, além de estar disponível em vídeo nas plataformas digitais. Cinco grupos de cantoria de reis se apresentarão: Dione e Carlos, a Companhia de Reis Cantores da Aparecida, Chico, Homero e Juliano, o Grupo de Reis de Linha Carijinho, e ainda Néco, Augusto e Artêmio. O evento contará também com uma praça de alimentação.

Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho nesta segunda-feira (06), Omar Stecker destacou que esta é uma tradição de muitos anos e que atrai visitantes de muitas cidades da região. Segundo ele, a cantoria de reis é passada de geração a geração entre as famílias, algo muito característico na região. A tradição do Terno de Reis tem suas raízes em Portugal e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores luso-açorianos no século 18, tendo inicialmente uma forte presença em São Paulo, de onde se espalhou pelo país.

No Centro Serra, segundo algumas pesquisas, o canto de Reis foi introduzido por famílias da região de Cortado, Novo Cabrais. A celebração tem início em 25 de dezembro e se estende até 6 de janeiro, com visitas às residências, levando em suas letras a história bíblica dos Três Reis Magos, que, guiados por uma estrela, viajaram até Belém para apresentar presentes ao menino Jesus. Segundo o radialista Omar Stecker, há mais de 40 anos ele apresenta os ternos de reis, uma tradição que teve início nas famílias Ceolin, Furlan, Stecker, Meili, entre outras. Ele expressa sua satisfação com a renovação dessa tradição nos últimos anos, observando o surgimento de novos grupos. Stecker sempre busca preservar a cultura musical e religiosa no Centro Serra, dando destaque em seus programas no rádio.

O evento é uma produção exclusiva das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, patrocinado por empresas regionais e com o apoio da prefeitura de Sobradinho. A apresentação tradicional do Terno de Reis em Sobradinho tem mantido, ao longo dos anos, um dos maiores índices de audiência e envolvimento dos ouvintes das emissoras. Além disso, muitos visitantes de diversas cidades vêm ao município para assistir às atrações ao vivo. O público é aconselhado a levar cadeiras para acomodar-se durante a apresentação.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade