Pesquisar
Close this search box.

Tudo pronto para o segundo turno das Eleições 2022

As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanham o pleito deste domingo com boletins e informações desde as primeiras horas do dia, e partir das 15 horas, as duas emissoras entram em rede para acompanhar a apuração dos votos

Foto: Reprodução

Neste domingo, 30, milhões de gaúchos voltarão às urnas para o segundo turno da votação que definirá o governador e o presidente da República. É permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por partido político, coligação ou candidato, mediante uso de camisetas, bandeiras e adesivos. Já a lista de proibições inclui a aglomeração de pessoas vestidas de forma padronizada, bem como a distribuição de material de propaganda eleitoral, transporte particular de eleitores, realização de carreata, passeata ou comício, além do uso de alto-falantes ou amplificadores de som.

A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos constitui crimes eleitorais, punidos com pena de detenção ou prestação de serviços à comunidade e multa, ressalta o Ministério Público Eleitoral. Também não é permitido ingressar na cabine de votação portando telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos deverão ser deixados em local apropriado e designado pela presidência da seção eleitoral.

No Rio Grande do Sul, os eleitores votarão primeiramente para governador e depois para presidente da República. Mas em três cidades gaúchas também será feita a escolha de prefeitos: Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul. O chefe do Cartório Eleitoral de Arroio do Tigre, Saulo Darós, disse em entrevista à Rádio Sobradinho que neste domingo não deverão se repetir as filas do primeiro turno, uma vez que estão em disputa apenas dois cargos. Ele lembrou que quem não votou no dia 2 de outubro poderá votar neste segundo turno. Saulo Darós calcula que a totalização dos votos no Rio Grande do Sul esteja concluída por volta de 20 horas. O resultado da eleição presidencial deve demorar mais devido às grandes distâncias de algumas cidades no norte do País.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, agradeceu aos eleitores que votaram no primeiro turno e encorajou que todos voltem às urnas no segundo turno. Ele também encorajou os eleitores e eleitoras a não se intimidarem com ameaças e pediu que denunciemos casos de assédio eleitoral. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanham o pleito deste domingo com boletins e informações desde as primeiras horas do dia, e partir das 15 horas, as duas emissoras entram em rede para acompanhar a apuração dos votos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade