A usina Jacuí e sua subestação em Salto do Jacuí foram totalmente inundadas devido ao grande volume de água liberado pelas barragens Maia Filha e Passo Real. Esta subestação era responsável pelo abastecimento de energia de toda região Centro Serra até a início da manhã desta sexta-feira, 03, quando o equipamento foi desligado de forma preventiva.
Ainda ontem à tarde, a CEEE Geração já havia informado que para manter a estabilidade de Passo Real dentro do cenário atual de fortes chuvas, as comportas foram abertas progressivamente. Com isso, foi necessário o desligamento da subestação da CPFL na usina do Jacuí. O volume expressivo de água que passou pelas comportas acabou por inundar a subestação que deverão ficar desativadas por muito tempo. Já a linha de transmissão entre Candelária e Sobradinho também está inoperante.
Desta forma, Sobradinho e região poderão ficar sem luz por muito tempo, até que uma outra alternativa seja encontrada. Segundo fontes que conhecem o sistema de energia, uma possibilidade é a antiga rede alimentadora de Agudo, caso não tenha sido afetada pela enchente. Além disso, geradores poderão ser utilizados para os setores mais essenciais, como o atendimento de saúde.