Um forte temporal atingiu os municípios do Centro Serra no último sábado (05) por volta das 19 horas. Em Sobradinho, de acordo com a Defesa Civil, houve destelhamento parcial em 3 residências no Bairro Maieron; 3 no Bairro Vera Cruz, 2 em Linha Quinca e na estação rodoviária. Também houve queda de barreira na RSC-481 e queda de postes de energia elétrica em Linha Quinca. No interior, a chuva acompanhada de vento, destelhou casas, galpões e estufas de fumo em várias localidades. Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Spanevello, equipes da Defesa Civil e Bombeiros Voluntários auxiliaram os atingidos distribuindo lonas plásticas para proteção das residências. Os Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre também enviaram uma equipe para prestar apoio.
A ERS-400 chegou a ficar bloqueada na região de Passa Sete. Os Bombeiros Voluntários de Sobradinho com ajuda de moradores e motoristas, trabalharam para retirar as árvores caídas na rodovia. No interior, árvores e postes também caíram, deixando várias localidades sem energia elétrica. Em Cabeceira do Passa Sete, um poste incendiou, e até a manhã desta segunda-feira estava pegando fogo, enquanto os moradores aguardavam a chegada de uma equipe da RGE.
Segundo a estação meteorológica de Sobradinho instalada no aeroclube em Campo da Aviação, a maior rajada de vento foi registrada às 19h:h30 minutos de sábado, com a marca de 84 KM/h, com a direção dominante de vento norte. No sábado, a estação meteorológica registrou 13,6 mm de chuva e outros 1,2 mm no domingo. O temporal de sábado também causou estragos e falta de energia elétrica em outros municípios da região como Arroio do Tigre, Passa Sete, Lagoa Bonita, Segredo, Candelária, Santa Cruz, Vera Cruz, Sinimbu, Cachoeira do Sul e Agudo.