Pesquisar
Close this search box.

Vereador que articulou SAMU para Sobradinho fala sobre a importância do serviço

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho, ele citou as muitas vantagens de contar com este serviço, como os casos de acidentes graves de trânsito.
Foto: Fabrício Ceolin

O presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Schirmer, destacou a importância de o município ter sido selecionado para receber o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho, ele citou as muitas vantagens de contar com este serviço, como os casos de acidentes graves de trânsito.

O vereador, que é bombeiro voluntário, esclareceu que o SAMU pode, por exemplo, administrar medicamentos ainda durante a remoção de um paciente, o que não é permitido aos socorristas dos bombeiros uma vez que não são profissionais da saúde. Ele também lembrou que os voluntários têm suas ocupações particulares e levam algum tempo para se deslocar para os atendimentos, enquanto que os atendentes do SAMU ficam 24 horas à disposição.

Schirmer pontuou, ainda, que em casos de parada cardiorrespiratória o rápido deslocamento pode significar a preservação de uma vida e exemplificou com um caso concreto ocorrido em Sobradinho. Gerson Schirmer também observou que a implantação do serviço é positiva para o hospital conveniado que vai receber mais de 30 mil reais por mês.

A prefeitura também deve repassar certa quantia mensalmente. Conforme Schirmer, a atual administração já tomou as providenciais necessárias e caberá ao futuro prefeito, Maninho Trevisan, dar sequência aos trâmites, lembrando que saúde foi uma das principais promessas de campanha dele. A base do serviço, onde ficam os atendentes e a ambulância, poderá ser instalada junto à sede dos Bombeiros Voluntários.

Futuramente, o município poderá buscar recursos para a construção de uma base própria. A portaria que autoriza a instalação do SAMU no município foi publicada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, na semana passada por meio do Novo PAC Saúde. Além do vereador, a iniciativa de habilitar Sobradinho para receber uma unidade do SAMU contou com a participação e o apoio dos Bombeiros Voluntários, da secretária da Saúde, Ana Feron, e do prefeito Armando Mayerhofer. No Centro Serra, Arroio do Tigre e Salto do Jacuí já contam com este serviço.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade