Vereadores de Ibarama voltaram a viajar para Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, na fronteira com a Argentina. De acordo com informações do Portal da Transparência da Câmara, Norlei Mariani Junior, Giovani Albino Lazzarotto e Nestor Marcelo Dal Ri – todos do Progressistas –, se deslocaram até aquele município entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro para participar do curso Aspectos Relevantes a Serem Considerados pelo Poder Legislativo para Fechamento da Atual Legislatura e Orientações e Atualizações para Mesas Diretoras, Assessoria e Vereadores. Cada um deles recebeu R$ 7.745,00 em diárias.
Os três não concorreram nas eleições de outubro e encerram seus mandatos em dois meses. Em junho deste ano, quatro vereadores de Ibarama já haviam viajado para Dionísio Cerqueira, entre eles, Nestor Marcelo Dal Ri e Giovani Albino Lazzarotto. Naquela ocasião, um áudio vazado do vereador Odir Pedro Puntel, do MDB, causou polêmica. Na mensagem, ele afirmava que estaria no curso a fim de adquirir experiência para retirar mais diárias no futuro, o que gerou grande repercussão nas redes sociais. Posteriormente, pediu desculpas pela fala. Na ocasião, o presidente da Câmara, Tainã Forgerini, concedeu entrevista à Rádio Sobradinho para avaliar a situação e chegou a anunciar a abertura de uma CPI para apurar as circunstâncias do áudio.
Uma comissão criada para apurar o caso, no entanto, concluiu que não houve ilegalidade por parte do vereador. Procurado pela reportagem nesta semana para avaliar mais esta viagem dos colegas, Forgerini disse que não iria se manifestar e que as informações estariam disponíveis no Portal da Transparência da Câmara. Já o vereador Norlei Mariani Junior disse que este foi o primeiro curso que participou com a empresa que organizou o evento em Dionísio Cerqueira e que foi muito proveitoso. Acrescentou que se arrepende de não ter feito mais cursos durante seu mandato. A reportagem não obteve retorno dos vereadores Nestor Marcelo Dal Ri e Giovani Albino Lazzarotto.