Os vereadores de Segredo, Luiz Alceu Ribeiro e Lisandra Mergen, defenderam uma alternativa para a passagem sobre o Arroio Serrinha, no trajeto entre a cidade a região de Bela Vista. A ponte do local foi danificada pela enchente e está sem passagem. Em entrevista ao programa Enfoque desta quinta-feira, 23, o vereador conhecido como Piriquito defendeu a liberação da chamada Ponte do Colono. Construída em 2005 e interditada desde 2009 devido a aparentes falhas na estrutura, ela não teve danos com a cheia. Mesmo interditada, muitos moradores seguem utilizando a travessia a pé ou de moto.
O vereador disse que a população afetada tem cobrado os vereadores para que encontrem uma solução já que a alternativa por Linha Bonita e Arroio do Tigre aumenta muito a distância. Na mesma entrevista de hoje, a vereadora Lisandra Mergen lembrou que a falta de passagem naquela ponte, entre outros transtornos, causa prejuízo ao comércio e aos alunos das escolas daquela região. Conforme ela, os moradores pedem que, num primeiro momento, seja feita uma recuperação provisória das pontes que foram afetadas para que haja, pelo menos, alguma possibilidade de deslocamento.
Já o prefeito Valdir Rodrigues informou no final da manhã que se reuniu com a ACIS para discutir as alternativas possíveis neste momento. Segundo ele, a entidade criou uma comissão e passará a acompanhar as ações da prefeitura nesta área. Sobre a Ponte do Colono, Valdir lembrou que a interdição, em 2009, seguiu um laudo de engenharia que apontava falhas na obra e comprometimento de sua estrutura. E acrescentou que para uma eventual reativação seria necessário contratar novo laudo técnico, o que teria um custo muito elevado neste momento.
O prefeito também anunciou que será construído um desvio na ponte que estava em uso para passagem pela água. A recuperação da parte danificada também foi solicitada para uma construtora. Além disso, duas pontes de madeira serão construídas para dar acesso à região de Bela Vista e Tamanduá, assim que o nível do arroio baixar.