A situação da 5ª Companhia da Brigada Militar no Centro Serra permanece indefinida, sem respostas do Governo do Estado ou da própria Brigada Militar. Um comunicado de 31 de janeiro deste ano anunciou a extinção da Companhia, que atendia os municípios de Ibarama, Segredo, Passa Sete, Lagoa Bonita, Arroio do Tigre, Lagoão, Tunas, Estrela Velha e Sobradinho. Criada em 2000 e localizada em Sobradinho, a unidade incluía setores administrativos e uma célula de inteligência.
Desde então, um forte movimento popular e político surgiu para garantir a permanência da companhia, apresentando dados que evidenciam a necessidade de sua presença na região, mostrando números superiores aos de Candelária, onde se localiza a 4ª Cia, que assumiria o comando. Após reuniões e protestos, a decisão teria sido suspensa para reavaliação.
Na última sexta-feira (12), Ana Paula Scheuermann, representante do grupo de apoio, entregou um novo ofício ao vice-governador Gabriel Souza, com dados atualizados sobre a demanda, incluindo desafios enfrentados durante as recentes enchentes, como interrupções em rodovias e apagões nos sistemas de telefonia, internet e energia elétrica. Gabriel Souza recebeu o material e se comprometeu a avaliar a situação, lembrando que seu gabinete já foi procurado em busca de soluções para a questão.
O prefeito de Sobradinho, Armando Mayehofer, falou em nome dos prefeitos do Centro Serra, reforçando a cobrança pela permanência da 5ª Companhia da Brigada Militar, durante reunião na prefeitura de Sobradinho.